Ser caro não significa ser bom

Muitas vezes escolhemos produtos caros na esperança de que sejam os melhores. Isso nem sempre é verdade. Aprenda a diferenciar preço alto, de boa qualidade. Sua pele (e seu bolso) agradecem.

Uma das definições de luxo é: “bem de consumo, objeto caro, suntuoso, que se deseja ostentar e que origina despesa supérfula”. Mas, o que justifica o preço de um cosmético de luxo chegar a ser 7.500% mais caro que um convencional que se presta ao mesmo propósito? As empresas que geram esse desejo por status no consumidor, alegam usar matérias primas exóticas, pedras e metais preciosos, pó de meteoros, resinas, cascas, extratos, óleos, folhas sementes e flores de plantas raríssimas, que só aparecem uma vez ao ano ou em um único lugar do planeta, se a condição climática for favorável, blá blá blá…

Outra justificativa apresentada é o valor gasto em embalagens sofisticadas ou cravejadas de jóias, assinadas por designers, usadas por famosos, propagandas na mídia, etc.
Os estudos que tentam provar a eficácia, muitas vezes são de baixa credibilidade, inexistem ou não justificam com coerência, o preço final do cosmético. Isso não significa que o produto seja ruim, pelo contrário, alguns são ótimos, porém, é possível adquirir algo tão eficiente ou até mais adequado com menor preço. Questiono: o que uma vitamina C extraída de uma laranja do sítio, teria de tão diferente da mesma vitamina C extraída de uma flor exótica de um povoado quase desconhecido do topo da montanha ao norte do Himalaia? Absolutamente nada! Na verdade, o que muda o produto final, seu custo e eficácia, é toda a tecnologia envolvida no processo de estabilização, encapsulamento, concentração, veiculação e anti-oxidação da vitamina, não importando sua origem.
Então, se a idéia é comprar um artigo bacana para mostrar para as amigas, ter status, ser chique, porque a embalagem é bonita ou o cheiro é bom, ok, faça o investimento. Por outro lado, se o que você busca é um produto apropriado para sua pele, com bom efeito e preço justo, um dermatologista pode ensinar como comprar, o que verificar na composição e, desta maneira, fazer escolhas inteligentes, adequadas e gastar menos.
Luxo de verdade, é ter bom senso e ostentar inteligência numa pele bonita e saudável. Cuide-se bem e viva feliz!

* A Dra. Andrea Godoy é médica dermatologista, membro efetivo da SBD – CRM 97673
Tel: (11) 2501-7999

www.adclinica.com.br

No Comments Yet

Comments are closed